quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Palácio do Planalto é blindado após reforma

O Palácio do Planalto, local da sede do gabinete do Presidente da República, acabou de passar por uma grande reforma, recebendo, entre outras melhorias, setores inteiramente blindados. A obra foi realizada pela Blindaço, empresa paulista especializada em blindagens arquitetônicas, que desenvolveu uma nova expertise para a reforma, já que a blindagem demandava a manutenção das linhas originais de Oscar Niemeyer e a instalação de vidros com peso de uma tonelada. O custo total da revitalização do palácio foi de R$ 111 milhões, sendo que, de área blindada, foram materiais resistentes às balas, incluindo nos vidros da famosa fachada.
Por ser uma construção tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a blindagem empregada não poderia alterar as características gerais do projeto. Por isso, os reforços das portas e paredes foram realizados de forma a passarem despercebidos ao olhar desatendo de um visitante. Devido ao grau de blindagem e ao peso dos materiais, foi necessário ainda um reforço na estrutura do palácio, que foi inaugurado em 1958.
Os desafios foram agravados pelo curto prazo para a execução da obra. Enquanto o presidente Lula despachava no prédio do Centro Cultural Banco do Brasil, a Blindaço designou uma equipe para se empenhar de forma integral ao projeto, chamada de “linha de frente”, para projetar, fabricar, transportar e instalar os produtos.


O palácio
Inaugurado em 1958, dois anos antes do resto da capital, Palácio dos Despachos (seu nome oficial) funciona como sede da Secretaria e do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, além de ser a base da Casa-Civil. O palácio fica na Praça dos Três Poderes, obedecendo ao Plano Piloto de Lúcio Costa, e foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Em mais de 50 anos, a reforma iniciada ano passado foi a primeira grande obra realizada no local.
O Palácio do Planalto faz parte dos principais marcos arquitetônicos da capital brasileira, junto com a Catedral de Brasília, o Congresso Nacional, a Esplanada dos Ministérios, o Memorial JK, o Palácio do Itamaraty e da Alvorada (residência oficial do presidente), entre outros. O Plano Piloto é tombado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Eduação, Ciência e Cultura) como um dos patrimônios da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário