segunda-feira, 28 de março de 2011

Novo portal reúne notícias, dicas e conteúdo sobre vidro

Caminhe menos de meia quadra pela cidade, ou no interior de casa; dê uma olhada à sua volta, na arquitetura, nos adereços das mulheres, na decoração, nas vitrines, nos objetos. Aonde quer que você olhe verá algo feito de vidro. Estamos falando da matéria-prima que movimentou mais de R$ 5 bilhões no mercado brasileiro em 2010. Não dá para imaginar um mundo sem ele: um material milenar, que ainda está presente nos avanços tecnológicos. Sem contar nos objetos que não são feitos somente de vidro, mas de fibra de vidro, que somam mais de 30 mil produtos como telefones, piscinas, pranchas de surfe, peças para carros e muitos outros.
Foi de olho na grandiosidade do vidro e na percepção de que fazia falta um local que concentrasse tudo sobre o material, que surgiu o site http://www.vidrado.com/. Ele reúne inspirações de lindas decorações, matérias, fotos, projetos de arquitetos cujo vidro é a vedete, além de dicas e curiosidades. O site é bem completo e conta com notícias divididas em 11 editorias: Arquitetura e Engenharia, Arte em vidro, Artigos, Curiosidades, Decoração e Design, Eventos, História, Lançamentos, Meio Ambiente, Mercado e Negócios e Tecnologia. O site tem ainda a editoria Ambiente, onde arquitetos e decoradores podem exibir seus projetos gratuitamente, desde que envolva o vidro.
A ideia do portal surgiu das mentes de Leonardo Lambert e Alan Dias. Lambert trabalhou com vidro para construção civil por oito anos e apesar de ter estudado Finanças na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sempre atinou para o vidro, principalmente após perceber que é impossível imaginar um ambiente onde não haja o material. Por esse motivo há dois anos se dedica exclusivamente ao portal. Dias cuida das especificações das demandas de front-end, back-end e ainda da otimização do site. Técnico em mecatrônica foi orçamentista na Emerson de 2005 a 2008, quando saiu para um projeto de internet onde ganhou experiência na área, possibilitando a convergência com os conhecimentos de Lambert no mercado do vidro.

O mercado do vidro
A indústria brasileira do vidro emprega milhares de pessoas em setores divididos em vidros planos, técnicos, domésticos e de embalagens, além de motivar exposições e encontros entre indústrias de todo o país. Segundo a pesquisa da Associação Técnica Brasileira das Industrias Automáticas de Vidro (ABIVIDRO), a exportação de vidros no país cresceu de US$ 92 milhões em 2003 para US$ 130 milhões em 2008. O investimento quase quadruplicou, de US$ 66 milhões para US$ 230 milhões, e o faturamento subiu de US$ 968 milhões em 2003 para US$ 1.278 milhões em 2008.
Acesse  http://www.vidrado.com/ para mais informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário