O box do banheiro é um artigo primordial para deixar o ambiente mais funcional, organizado e sequinho. Além das suas funções práticas, pode-se agregar a esse item design e charme, tornando o banheiro mais gracioso e harmônico. Além disso, o box pode agregar um toque de design ao banheiro, dependendo da peça escolhida. Para ajudar na escolha do modelo e material certo, profissionais de arquitetura e decoração dão dicas.
Atualmente, há vários modelos de box no mercado, como o de correr, de ângulo, para a banheira, entre outros, e também vários materiais, como vidro e acrílico. Para fazer a definição de qual box irá compor o banheiro é levada em conta uma série de fatores. “A definição de um box se inicia pela definição do layout. Analisamos se a porta de correr ou de abrir é mais adequada e a partir disso é feita a escolha do modelo, altura e ferragens”, explica a arquiteta Marina Dubal, do escritório DAD Arquitetura.
A profissional conta quais são os boxes mais utilizados atualmente: “O box padrão, em blindex e estrutura em alumínio natural, com portas de correr e abrir, são os mais empregados nos projetos. No entanto, cada vez mais, orientamos os clientes a investirem um pouco mais em fechamento e ferragens para valorizar o ambiente de banho”.
A designer de interiores Iara Santos não esconde sua preferência pelo box translúcido na altura do teto do banheiro. “Ele é mais bonito, sofisticado e agrega mais design ao espaço”, defende. Mas alerta: “Ele só pode ser utilizado caso haja uma janela no box para que tenha circulação de ar e boa ventilação. Além disso, dessa forma, não há a criação de limo por causa do excesso da umidade”.
Iara destaca os erros mais comuns na hora de especificar esse elemento: “As pessoas erram muito na questão do espaço disponível para especificar o box. Muitas vezes, o espaço é pequeno e não comporta um box com porta giratória, mesmo assim, ele é especificado e, por isso, fica esbarrando em outros objetos. Outro erro comum é não deixar uma abertura, um transpasse, para que a limpeza do box de correr seja realizada.
Para a manutenção, os cuidados são simples. “A limpeza deve ser com água e detergente neutro, deve-se utilizar um pano sem pelo para a secagem”, encerra Marina.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário