Ao realizar o projeto de decoração e interiores desse apartamento de 108 m² em Curitiba-PR, a decoradora Lenira Condessa em parceira com a Simonetto, marca de móveis planejados, priorizou deixar os ambientes confortáveis, práticos e com visual sóbrio, porém, marcante. Para alcançar o resultado esperado, a profissional escolheu projetar espaços com móveis planejados Simonetto em cores neutras e acabamentos detalhados que criaram efeitos visuais agradáveis. Portanto, eliminar as paredes e integrar os espaços foi uma forma de garantir amplitude.
“Os proprietários, um casal
argentino que vem ao Brasil mensalmente à negócios, tem um perfil sóbrio e mais intimista. Por isso, resolvi deixar os ambientes mais simples, com linhas retas no mobiliário”, conta Lenira. Para deixar a morada com um aspecto mais aconchegante, a grande sacada da arquiteta foi investir nos tons de areia e bronze, que, além de deixar os espaços mais modernos, cumpriram o papel fundamental de neutralizar o projeto, permitindo, assim, que elementos como o tapete da sala, os quadros e objetos decorativos se destacassem.
As salas de estar e jantar estão integradas e receberam uma adega feita sob medida. “Os moradores queriam reservar um ponto da casa para momentos de descontração e relaxamento. Então, tive a ideia da adega em uma das paredes, mas como a área era reduzida optei por usar os móveis planejados, o que foi a decisão mais acertada e coerente para preencher exatamente a metragem que eu tinha”, destaca a decoradora. Para compor esse espaço, uma das paredes recebeu uma plotagem, que fez referência aos vinhos e acompanhou as cores propostas nos ambientes.
Para dar a sensação de amplitude em alguns cômodos, um recurso usado foi o de revestir as paredes da sala com espelhos. Segundo Lenira, além de aumentar o ambiente, o item valoriza os demais efeitos utilizados, como papeis de parede, texturas e iluminação.
Além do mobiliário planejado, outros destaques do projeto são a iluminação e os revestimentos usados em alguns ambientes, como o lavabo, que recebeu uma parede de pastilhas douradas, e o quarto principal, que tem a cabeceira toda feita com placas decorativas. Condessa ressalta que esses são detalhes que enriquecem os espaços e evidenciam os materiais.
“A parte luminotécnica foi toda especificada com lâmpadas de LED para gerar economia de energia e para destacar alguns pontos estratégicos. Os spots utilizados no lavabo, por exemplo, evidenciam a riqueza das pastilhas”, cita a decoradora.