Um ambiente vem ganhando espaço nos apartamentos e casas com dimensões maiores. Trata-se da sala de conversação. É um lugar reservado para receber visitas rápidas e também para as pessoas se reunirem para conversar, beber um drink e comer um aperitivo.
“Antigamente existia a sala de visitas com um sofá maravilhoso no qual somente as visitas podiam desfrutar. Atualmente, existem as salas de conversação – um espaço menor do que a sala de visitas de anteriormente – que é formada basicamente de poltronas/cadeiras confortáveis, que pode ter ou não uma mesa de centro baixa ou um tapete redondo (elementos que tornam o layout circular e, portanto, favorável à interação entre as pessoas) e uma iluminação aconchegante e pontual para demarcar o espaço”, explica a designer de interiores Laura Santos.
A arquiteta Ana Lívia Werdine dá dicas de como tornar a sala de conversação em um ambiente agradável para se receber visitas. “É muito importante pensar no conforto do mobiliário, que deve possuir formas ergonômicas e revestimento agradável ao toque. Cadeiras de base giratória também fazem muito sucesso, permitindo movimento e interação das pessoas com os ambientes ao redor”, aconselha.
Segundo a designer de interiores Fabiana Visacro, a sala de conversação – diferente das salas de visitas de antigamente – sempre se encontra integrada a outros ambientes da casa. “As salas de conversação, normalmente, ocupam o mesmo espaço da sala de estar, mas isso não é uma regra. Você pode encontrar esse ambiente integrado também a quartos, salas íntimas entre outros espaços da casa”, indica a designer.
Seguindo essas preciosas dicas das profissionais, a sala de conversação se tornará agradável, bonita e aconchegante. “Quando adotamos esses cuidados na decoração desse espaço, a sala de conversação torna-se o espaço mais requisitado da casa em dias de recepcionar os amigos e familiares”, encerra Ana Lívia.
Nessa sala de conversação, a designer de interiores Laura Santos usou poltronas confortáveis, iluminação pontual e tapete redondo. Tudo para favorecer o bate-papo entre as visitas. No primeiro projeto acima, assinado pela arquiteta Ana Lívia Werdine, as poltronas giratórias, a mesa de centro baixa e o layout circular é um convite à conversa e ao convívio familiar e social. Segundo Fabiana Visacro, as salas de conversação normalmente se encontram integradas a sala de estar ou home Office.